Vestibular IFSul 2021 via Enem – Inscrições

Categorias: 2021 - IFSul - Vestibular 2021 - Vestibular de Verão

Inscrições poderão ser realizadas até o dia 20 de janeiro de 2021.

Estão abertas as inscrições para o vestibular 2021 do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL), através do departamento de Seleção (DES), e dispõe público o seu edital que irá reger o processo de seleção dos candidatos para que ingressem nos cursos superiores de graduação dos seguintes Campus: Bagé, Passo Fundo, Sapucaia do Sul e Santana do Livramento. Serão ofertadas 145 vagas e a instituição ofereça inscrições gratuitas, além de ofertar ainda os mais variados cursos técnicos profissionalizantes.



Este seu processo seletivo será realizado de maneira extraordinária em vista à situação que estamos vivenciando (A pandemia do COVID – 19). A instituição oferecerá disponibilidade de vagas em cursos técnicos integrados e subsequentes, e ofertará os cursos de graduação.

Sabe-se que as inscrições para este processo de seleção são gratuitas e o candidato poderá realizar a sua inscrição até a data do dia 20 de janeiro de 2021. Com relação aos cursos técnicos, o processo seletivo para o preenchimento das vagas deverá ser realizado por meio de um sorteio. E para aqueles candidatos que desejarem ingressar nos cursos de graduação, o processo seletivo para o preenchimento das vagas será utilizada a classificação por meio das notas obtidas nas edições de 2018 ou 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e o candidato não poder ter recebido nota zero em nenhuma dessas provas.

Vagas e Resultado

O IFSUL ofertará cerca de 145 vagas para os cursos de graduação dos campus Bagé, Passo Fundo, Sapucaia do Sul e Santana do Livramento, para que os aprovados ingressem no primeiro semestre de 2021.



Com relação às vagas, o Instituto deverá reservar 50% exclusivamente para candidatos oriundos das escolas públicas, segundo as normas da Lei de Cotas. Existe ainda um percentual para indivíduos da diversidade, tais como pretos, pardos e indígenas.

O IFSUL deverá realizar a divulgação dos resultados do processo seletivo a partir do dia 9 de fevereiro de 2021. Os candidatos aprovados no processo seletivo poderão realizar sua matrícula pela internet através do setor de Registros Acadêmicos do campus em que o candidato se inscreveu. Serão divulgadas as datas logo após a divulgação da lista dos aprovados.

Maiores informações podem ser consultadas através dos editais do Vestibular, que necessitam de uma atenção especial dos candidatos, Edital Graduação.

Disposições preliminares

O processo seletivo estará a cargo do DES, ficando este setor responsável pelo planejamento, coordenação e execução do vestibular, e também realizar a divulgação dos resultados deste processo e fornecer todas as informações necessárias aos candidatos.

Cursos Técnicos

Com relação ao processo para o ingresso de vagas ofertadas à Educação Profissionalizante a Nível de Ensino Médio e de forma subsequente – dar-se-á através de dois sistemas de ingresso:

  1. Através do acesso Universal;
  2. Pelo acesso Universal e Reserva das vagas ofertadas em cada um dos cursos da Educação Profissional para os egressos de escolas públicas.

Assim como será para os cursos de graduação, na Educação Profissionalizante, serão reservadas 50% (cinquenta por cento) das vagas para aqueles candidatos oriundos de Escolas Públicas, em razão da Lei nº 12.711/2012 e Portaria Normativa MEC, nº 9 de 05 de maio de 2017. Poderão ter direito a concorrer à Reserva de Vagas, os egressos de instituições públicas que cursaram o sistema público de Ensino nas modalidades do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, ao sistema de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma subsequente.

Ainda nesta modalidade o processo de seleção será realizado mediante sorteio, que deverá ser realizado no dia 28 de janeiro de 2021, por meio do Sistema Gestor de Concursos (SGC). Possui apenas a restrição de que o candidato só poderá concorrer a uma vaga para o curso ao qual ele escolheu no momento da inscrição.

Das vagas remanescentes

Logo após o preenchimento das vagas fixadas para o ingresso pelo processo de acesso universal, deverá ser realizado o preenchimento das vagas fixadas para o sistema de Reserva de Vagas, ofertadas àqueles candidatos egressos de instituições públicas, de acordo com o edital em questão, e que não conseguiram ser aprovados pelo sistema de Acesso Universal. Poderão também concorrer às vagas que constam no final do edital – os cursos e vagas destinadas à Educação Superior os candidatos que se formaram no Ensino Médio. Frisamos que este processo seletivo para o ingresso nos cursos do IFSUL para a graduação fará uso da classificação exclusiva das notas obtidas pelos candidatos nas edições 2018 e 2019 do Exame nacional do Ensino Médio (ENEM).

Para maiores informações, sugerimos aos interessados consultarem o site do IFSUL através do link: http://www.ifsul.edu.br/ultimas-noticias/3615-ja-fez-a-sua-inscricao-para-o-vestibular-de-verao-2021-do-ifsul-confira-as-vagas-ofertadas.

Autor: Rogério A. Rocha



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *