Vestibular IFTM 2021 via ENEM – Inscrições

Categorias: 2021 - IFTM - Minas Gerais - Vestibular 2021 - Vestibular de Verão

Interessados devem realizar as inscrições até o dia 7 de janeiro de 2021.



Na segunda-feira, dia 30 de novembro, foram abertas as inscrições para o vestibular do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, que está presente em 5 municípios da região do Triângulo Mineiro. A inscrição poderá ser feita mediante o pagamento da taxa de R$ 50 e o último dia será em 7 de janeiro de 2021.

Acesse a página de inscrição clicando no link a seguir: https://iftm.edu.br/ingresso/processo-seletivo/index.php?id=Ycwy5IzMSCRJ546VqN

Existem duas formas de seleção dos candidatos: a forma tradicional do ENEM, onde os candidatos poderão usar as notas de 2016 até 2019, caso não tenham zerado a redação; e a forma onde o candidato é portador de diploma universitário.

Isenção

Os estudantes que estudaram todo o ensino médio em escolas públicas ou eram bolsistas em escolas particulares com bolsas integrais têm direito à isenção da taxa de inscrição, basta que tenham uma renda familiar menor do que 1 salário mínimo e meio (R$ 1.567,50 atualmente) por pessoa.



Há um formulário de isenção, que deve ser impresso, preenchido e assinado. Depois disso o candidato deve enviá-lo por e-mail ingresso@iftm.edu.br, até o dia 15 de dezembro próximo, juntamente com os documentos que comprovem a situação do estudante. Depois de 3 dias, em 18 de dezembro, o estudante já terá acesso ao resultado da solicitação.

Muitas universidades públicas e Institutos Federais têm disponibilizado isenções para quem estudou em escola pública.

Retorno [excepcional] do Vestibular

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro geralmente faz a seleção dos candidatos através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), mas esse ano, devido ao fato do adiamento desse sistema, o instituto vai adotar o vestibular próprio tradicional depois de oito anos. O instituto também vai usar as notas do ENEM dos últimos 4 anos (2016 a 2019) para selecionar novos alunos.

Quando sai o resultado?

A data oficial para a divulgação do resultado é o dia 22 de janeiro de 2021 e a apresentação de recursos poderá ser feita até o dia 24 de janeiro (48 horas depois). A liberação da primeira chamada será no dia 27 de janeiro de 2021.

Vagas

No total, o instituto vai oferecer 880 vagas para diversos cursos de nível superior que são gratuitos para o estudante. Dessas 880 vagas, 528 são para estudantes que estudaram em escolas públicas e 44 vagas para deficientes. As vagas são para os municípios de Uberlândia, Patrocínio, Paracatu, Ituiutaba, Patos de Minas e Uberaba.

Quem se interessar e quiser mais informações pode acessar o edital neste link: https://s4.static.brasilescola.uol.com.br/vestibular/2020/11/iftm-edital-2021.pdf e pode acessar o site do Instituto Federal do Triângulo Mineiro neste link: https://iftm.edu.br/ingresso/processo-seletivo/index.php?id=Ycwy5IzMSCRJ546VqN

O que é um instituto federal

A educação profissional e tecnológica é importante para a formação do quadro técnico de muitas empresas e é uma base da economia em sociedades contemporâneas. Na década de 2000 o Brasil viveu uma época de crescimento de seu PIB e foi repensada a forma de aproximação da rede federal de educação na formação desses profissionais, através da educação profissional e tecnológica.

Essa mudança de mentalidade fez com que surgissem os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF). O modelo se inspirou em outros modelos que já existiam, principalmente nos Centos Federais de Educação Tecnológica, os chamados Cefets. Também houve inspiração nas escolas técnicas com vínculo com as universidades federais e em escolas técnicas federais nos ramos agrícola e tecnológico.

Dessa forma, os institutos foram criados, aderindo ao modelo que o Ministério da Educação do Brasil propôs na Lei número 11.892, de 2008.

Os institutos são instituições com muitas opções de cursos e diversos campi. A instituição é focada na oferta de educação tecnológica e profissional.

Por Bruno Rafael da Silva



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *