Vestibular UEPG 2021 – Inscrições

Categorias: 2021 - Paraná - UEPG - Vestibular 2021

Prazo de inscrição termina no dia 29 e outubro de 2020.



Com mais de cinquenta anos de tradição, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) é referência no sul do Brasil quando o assunto é universidade pública. Com aproximadamente dez mil alunos, a UEPG localiza-se no município de Ponta Grossa, no interior do Paraná, há apenas 100 quilômetros da metrópole paranaense Curitiba, o que a coloca em uma posição estratégica frente às demais.

A UEPG, juntamente com outras sete universidades estaduais, formam o conjunto de instituições públicas de ensino superior de nível estadual do Paraná, que é referência de excelência de ensino no Brasil inteiro, atraindo inclusive estudantes de estados vizinhos como São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Considerando toda a excelência da universidade em questão, é normal que haja uma grande procura pelos seus cursos de graduação, que são conhecidos por serem de excelente qualidade em todo o território do estado do Paraná, tais como Direito, Medicina, Farmácia, Odontologia, Jornalismo, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, dentre muitos outros. Para selecionar os novos universitários que ingressarão na Universidade em 2021, a Instituição divulgou no dia primeiro de setembro, o edital do Vestibular 2021 com ingresso também em 2021, cujo prazo de inscrições vai até o dia 29 de outubro com taxa de inscrição de cento e cinquenta e sete reais.

O link para inscrição é este e, conforme já dito, as inscrições vão até o dia 29 de outubro.



Além disso, em razão da pandemia do novo coronavírus, as provas serão aplicadas excepcionalmente nos dias 07 e 08 de março do ano que vem e todas as medidas sanitárias recomendadas pelas autoridades de saúde serão tomadas na realização do certame para garantir a segurança de todos os postulantes. Também, serão divulgados os locais de prova a partir do dia 07 de fevereiro do próximo ano.

Uma vantagem e também um diferencial do processo seletivo Vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa frente os demais é o número de cidades onde são realizadas as provas, abrangendo todos os cantos do estado do Paraná. As provas são realizadas todos os anos nas cidades de Palmeira, Ponta Grossa, Maringá, Telêmaco Borba, Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Francisco Beltrão, Jacarezinho, entre outras.

Confira a lista de livros de leitura obrigatória para a realização do Vestibular 2021 da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Como ocorre nos processos seletivos de novos estudantes das universidades públicas brasileiras, a literatura é sempre um ponto forte a ser explorado, com a exigência da leitura de clássicos da literatura em língua portuguesa, o que auxilia e muito na hora de realizar a prova.

Para este ano, os candidatos devem atentar-se à leitura das seguintes obras: Vidas Secas, do escritor Graciliano Ramos, Obra Completa, de Murilo Rubião, Toda Poesia de Paulo Leminski, Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues e Quarto de Despejo, de Carolina M. de Jesus.

Vale ressaltar que, em decorrência da não possibilidade de haver sido realizado o Vestibular de Inverno por conta da pandemia, a Universidade Estadual de Ponta Grossa ofertará também as vagas que seriam anteriormente ofertadas por lá. No total, são mais de mil e quatrocentas vagas, com a metade do percentual total delas dedicadas aos estudantes oriundos de escolas públicas, conforme a Lei de Cotas, e 10% das mesmas dedicadas aos estudantes que se consideram negros após verificação de banca.

A oportunidade pode ser muito interessante para quem está saindo do Ensino Médio este ano, ou quem já saiu há mais tempo e ainda não teve a oportunidade de realizar um curso superior, já que a UEPG é gratuita.

Agora que você já sabe sobre a abertura de inscrições do vestibular da renomada Universidade Estadual de Ponta Grossa, não esqueça de colocar a cara nos livros e estudar bastante, além de fazer sua inscrição e ficar atento às informações que a comissão responsável pela realização da prova soltará durante todo o processo! Confie no seu potencial e boa sorte!

João Victor Fernandes



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *