Vestibular UFJF 2020 – Cursos a Distância

Categorias: 2020 - UFJF - Vestibular 2020

Inscrições podem ser feitas até o dia 30 de outubro de 2020.

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou edital versando sobre o processo de seleção para ingresso nos cursos de graduação a distância. A seguir, apresentamos alguns pontos de destaque. Caso você queira consultar diretamente o edital, basta clicar neste link: https://s3.static.brasilescola.uol.com.br/vestibular/2020/10/edital-ufjf-ead-2020.pdf.



Disposições gerais

Todas as informações concernentes ao processo seletivo, bem como as inscrições e seu acompanhamento, deverão ser localizadas no site: https://www2.ufjf.br/copese/processos-seletivos-ead/ead-2020/, o site da Copese.

Inscrições

As inscrições iniciaram às 15h do dia 14 de outubro, e se encerrarão às 18h do dia 30 de outubro de 2020, e não serão prorrogadas.

Para realizar sua inscrição, o candidato precisa possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF), Documento Oficial de Identidade e também um e-mail ativo, para acompanhar sua inscrição.



Candidatos e candidatas travestis, transexuais, não binários e transgêneros poderão se inscrever usando seus nomes sociais. Para tanto, deverão assinalar, no formulário de inscrição disponibilizado no site da Copese, os campos indicados que solicitam o uso do nome social.

Uma vez preenchido o formulário de inscrição, o candidato deve submetê-lo e gerar, no site da Copese, uma Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$120,00, independente do curso escolhido. A GRU deverá ser paga até o dia 30 de outubro de 2020.

O prazo para pedidos de isenção já se encerrou no dia 19 de outubro.

Sistema de cotas

O edital informa que serão reservadas vagas para:

– alunos egressos de escolas públicas e com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salários mínimos;

– que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas, e possuam renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimos, e que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas;

– candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, independentemente da renda;

– candidatos que, independentemente de renda, cursaram o ensino médio em escolas públicas;

– vagas para ampla concorrência.

Vagas

As vagas serão distribuídas por polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e se dividem entre os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Computação. Os polos para a primeira são: Andrelândia, Monte Sião, Governador Valadares, Bicas, Itamonte e Durandé. Já para a segunda são: Sabará, Carandaí, Monte Sião, Jaboticabas e Confins. Serão oferecidas 40 vagas por polo, somando ao todo 440 vagas a serem preenchidas.

Modalidades de ingresso

Os candidatos poderão optar pelo aproveitamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em pelo menos uma das cinco edições mais recentes do exame, ou seja, ENEM 2015 a ENEM 2019.

Também é possível optar pelo ingredo na modalidade professores da rede pública de ensino. Neste caso, o professor deverá estar atuando, e não deverá possuir formação inicial em nível superior, ou não possuir formação na sua área de atuação. Nesta modalidade, o candidato deverá enviar documentação exigida que comprove sua identificação como professor e também o tempo de serviço.

Classificação e publicação dos resultados

Os candidatos somente serão classificados nos casos em que o número de inscritos no processo de seleção for igual ou menor ao número de vagas disponibilizadas em cada polo. O resultado final será divulgado no dia 06 de novembro de 2020, a partir das 15h, diretamente no site da Copese.

Matrícula

Para confirmar sua vaga, o candidato deverá realizar a matrícula, que consistirá em duas fases:

I – Registrar sua pré-matrícula por meio do site www.ufjf.br/cdara, conforme data e horário divulgados no mesmo site;

II – Entregar seus documentos em cópias legíveis conforme orientações divulgadas pelo site www.ufjf.br/cdara.

Candidatos que, no ato da matrícula não apresentarem comprovante de conclusão do ensino médio não poderão se matricular.

Candidatos que se inscreverem pelo sistema de cotas deverão atentar-se para a documentação necessária, a fim de confirmar sua vaga.

A matrícula será efetuada conforme informações divulgadas no site www.ufjf.br/cdara. A lista de espera também será divulgada no mesmo site.

Sabrina Ferraz Fraccari



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *