Vestibular UFMG 2021 – Inscrições usando Nota do Enem 2020

Categorias: 2021 - Minas Gerais - UFMG - Vestibular 2021

Confira aqui mais detalhes sobre o Vestibular 2021 via Enem da UFMG.



A temporada dos vestibulares está começando. Neste momento estão sendo disponibilizadas mais sete áreas para os cursos de graduação. Está oficialmente aberto o período de inscrições para o Vestibular de 2021, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Todos os estudantes interessados terão até o dia 17 deste mês de março para cadastrar inscrição. O valor da taxa está em 205 reais.

Segue o itinerário completo desse vestibular:

Este ano os diretores da Universidade Federal do Estado de Minas Gerais estão disponibilizando 331 cadeiras, que serão distribuídas entre os sete cursos de graduação, segue a relação:

Na área de Artes Visuais; na área de Cinema especializado em Animação e em Artes Digitais; área de Dança (curso de Licenciatura); na área de Design em Moda; na área de Música, curso de Bacharelado; na área de Música, curso de Licenciatura e no setor de Teatro.

Sobre as fases deste Vestibular da UFMG, 2021:

Todos os estudantes serão submetidos à duas fases de provas. A etapa primeira consistirá na avaliação dos resultados obtidos via provas do Exame Nacional do Ensino Médio.



Na etapa segunda, todos os estudantes deverão participar das provas específicas que compreendem avaliação sobre Habilidades específicas, dado que os cursos são bem específicos. Esta mesma segunda fase será de tipo presencial, com alguns testes que poderão ser realizados online, conforme o tipo de teste.

Sobre os tipos de provas que serão ministradas nesse vestibular:

A – Em Bacharelado na área de Música (não inclui musicoterapia): prova teórica e de percepção musical, testes práticos em música;

B – Na área de Bacharelado em Música, neste caso, Musicoterapia: teste prático em música;

C – Na área de Licenciatura em Música: teoria e percepção musical; prova teórica e de percepção musical;

D – Na área de Artes visuais e de Design em moda: prova de percepção visual;

E – Na área de Cinema na especialidade de Animação e de Artes Digitais: prova de percepção visual, prova de desenho tipo procedural e teste de raciocínio lógico;

F – Na área de Dança: a prova de aferição de habilidades corporais e de aferição da capacidade de expressão corporal artística, no quesito dança;

G – Na área de Teatro: prova de atuação.

Sobre o resultado:

As notas definitivas da primeira fase serão anunciadas aos vestibulandos a partir do dia oito do mês de abril. Os estudantes que se inscreverem nos cursos que exigem provas de aferição das habilidades presencias, deverão participar deste tipo de testes a partir do dia 21 do mês de abril. Neste caso, as notas definitivas serão publicadas em edição especial da imprensa da universidade a partir do dia sete do mês de maio.

Sobre a solicitação de isenção:

Os estudantes que necessitarem recorrer a este recurso, de isenção total da taxa de inscrição, deverão comprovar, por meio de documentos, que estão enquadrados na situação de baixa renda. Outra exigência está na apresentação do histórico de ensino médio em colégios de rede pública de ensino, ou apresentar a situação de bolsista integral em escola particular.

O critério é o seguinte: os estudantes oriundos de escolas particulares, na categoria de bolsistas, podendo ser parcial ou integral. Nestas condições será possível conceder redução e até 50% sobre o valor da taxa.

Sobre a instituição:

A grande Universidade Federal do Estado de Minas Gerais constitui uma importante instituição no segmento de ensino superior, compondo parte da pública federal brasileira de ensino, estabelecida tradicionalmente na Capital do Estado, Belo Horizonte. Esta é a maior instituição de ensino do Estado de Minas Gerais. Os campi estão localizados, também em Tiradentes e em Montes Claros.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Posting....