Vestibular UFPA 2017 – Inscrições abertas

Categorias: UFPA - Vestibular - Vestibular 2017

São ofertadas 7.404 vagas em mais de 178 cursos de graduação na instituição. As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de outubro deste ano.



A partir desta segunda-feira, 03 de outubro de 2016, teremos o início oficial das inscrições para o vestibular 2017 da Universidade Federal do Pará, a UFPA. Trata-se do maior vestibular da instituição que irá oferecer nada menos que 7.404 vagas que estão divididas em mais de 178 cursos de graduação. Mais de 20 cidades do Estado do Pará, que contam com campus da UFPA, devem receber os calouros 2017. O período de inscrições terá o seu encerramento no dia 24 de outubro de 2016 às 17h00.

Caso não saiba, a UFPA possui vestibular dividido entre o seu próprio processo seletivo, bem como oferece vagas através do Sistema de Seleção Unificada, o SiSU. Com isso, a UFPA destacou que 6.088 vagas serão oferecidas através de seu processo seletivo e outras 1.316 vagas serão ofertadas através do SiSU.

Como já destacado, o período de inscrições terá seu encerramento em 24 de outubro. Um detalhe muito importante é quanto ao procedimento de inscrição, que deverá ser realizado por meio exclusivo da internet. Portanto, basta que o candidato acesse o site oficial da UFPA em sua página destinada ao vestibular 2017 (www.ceps.ufpa.br). A taxa de inscrição é de R$ 35,00. Os estudantes que cursaram todo o ensino médio em rede pública, bem como aqueles que cursaram através da rede privado com bolsa integral possuem direito à isenção da taxa de inscrição. O benefício deve ser solicitado no ato da inscrição.

Apenas os estudantes que se inscreveram que se escreveram no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, poderão se inscrever para disputar as vagas ofertas tanto pelo processo seletivo da UFPA como pelo SiSU. Essa é uma exigência bastante importante, pois o Enem é a única etapa do vestibular para a grande maioria dos cursos ofertas pela UFPA, com exceção dos cursos de Dança e Música. Além disso, neste momento as inscrições são para o Processo Seletivo 2017, sendo que as vagas para o SiSU deverão ter suas inscrições a partir de janeiro através do sistema do MEC, destaca Maria lÚCIA Harada, pró-reitora de Ensino de Graduação da UFPA.



Uma alteração muito importante foi realizada em relação ao exame de habilidade dos cursos de Artes Visuais, Música, Dança e Teatro. Dessa forma, a partir deste processo seletivo os candidatos aos cursos de Teatro e Artes Visuais não precisam fazer tal exame.

Por Bruno Henrique



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *