Vestibular UFPA via Enem 2021

Categorias: 2021 - UFPA - Vestibular 2021 - Vestibular de Verão

Inscrições serão recebidas até o dia 5 de fevereiro de 2021.



Aberto no último dia 11 de janeiro até o dia 5 de fevereiro de 2021, o Processo Seletivo para ingresso na Universidade Federal do Pará (UFPA) através do resultado obtido no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está oferecendo mais de 7 mil vagas.

As inscrições serão feitas através do site da UFPA, através do seguinte link: https://www3.ceps.ufpa.br/ps2021.

QUEM PODE SE INSCREVER? HÁ TAXA DE INSCRIÇÃO?

Todos aqueles que prestarem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, previsto para ocorrer nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 devido à Pandemia de Coronavírus, estão aptos a se inscrever.

Os candidatos e candidatas devem pagar uma taxa de inscrição no Processo Seletivo no valor de 50 reais, porém aqueles alunos e alunas que cursaram o ensino médio inteiro em escola pública ou em instituições privadas com bolsa de estudos integral podem solicitar ficar isentos do pagamento da taxa de inscrição. O resultado desta solicitação será divulgado no dia 8 de fevereiro de 2021.



RELAÇÃO DAS VAGAS

A Universidade Federal do Pará está oferecendo um total de 7.159 vagas para ingresso via Enem no ano de 2021. Dessas vagas 196 são oportunidades extras para pessoas com deficiência (PCD), e o restante são vagas regulares. Dessas 7.159 vagas regulares restantes, 50% delas é voltada para ações afirmativas que incluem estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública, sendo reservados percentuais para candidatos e candidatas pretas, indígenas, pardos e/ou de baixa renda.

COMO FUNCIONA A SELEÇÃO?

A partir da liberação da nota do Enem, a UFPA divulgará os resultados do seu processo seletivo em 10 dias, uma vez que a seleção se dará através do aproveitamento das notas alcançadas pelos candidatos e candidatas na prova do Enem.

Aqueles que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas têm direito a um bônus de 10% na pontuação que alcançaram no Enem 2020.

Em relação aos critérios de eliminação, serão eliminados(as) do processo seletivo, automaticamente, aqueles(as) candidatos(as) que faltarem a prova do Enem 2020, em qualquer um dos dias, aqueles que alcançarem nota inferior a 400 pontos em uma ou mais áreas de conhecimento da prova e aqueles que obtiverem nota menor que 500 pontos na prova de redação.

No caso da avaliação dos candidatos que não forem automaticamente eliminados(as), a nota final para o processo de seleção da UFPA será calculada através da média aritmética das cinco provas realizadas, além do bônus já mencionado.

OS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Caso, depois que seja feito o cálculo da nota final, dois ou mais candidatos ou candidatas tenham a mesma nota, serão levados em consideração os seguintes critérios para desempatar:

1- Maior nota na redação do Enem 2020;

2- Maior nota na prova objetiva de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem 2020;

3- Maior nota na prova objetiva de Matemática, e suas Tecnologias do Enem 2020;

4- Maior idade cronológica do(a) candidato(a).

OS CURSOS QUE A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ OFERECE

A UFPA oferece cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Engenharia Civil, Letras, Ciências Biológicas, Matemática, Física, Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo, Sistemas de Informação, Pedagogia, Medicina Veterinária, Educação Física, Sistemas de Informação, Geografia, Ciências Naturais, Agronomia, Serviço Social, História, Turismo, Teatro, Terapia Ocupacional, Engenharia de Pesca, Química, Química Industrial, Psicologia, Produção Cênica, Produção Multimídia, Nutrição, Odontologia, Medicina, Oceanografia, Música, Museologia, Meteorologia, Fisioterapia, Filosofia, Farmácia, Geofísica, Estatística, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Ferrovi´rias e Logística, Engenharia de Bioprocessos, Engenharia de Alimentos, Engenharia Biomédica, Economia, Direito, Ciências Sociais, Comunicação Social, Dança, Desenvolvimento Rural, Cinema e Audiovisual, Ciências Contábeis, Conservação e Restauro, Biotecnologia, Biomedicina, Biblioteconomia, Artes Visuais, Ciências Matemáticas e Linguagens, Arquitetura e outros.

Para mais informações, acesse o edital.

Carolina de Almeida Rondelli



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Posting....