Vestibular UFPR 2021 – Cronograma de Provas e Redação

Categorias: 2021 - Paraná - UFPR

Prova deve contar com 60 questões mais redação. Data de aplicação está prevista para o dia 18 de julho de 2021.



A temporada do Vestibular da UFPR 2021 começou, e contará com provas de 60 questões e a redação.

No dia 30 do mês de abril, a direção da Universidade Federal do Estado do Paraná, a UFPR, fez comunicar ao público o itinerário do próximo Vestibular 2021, após a decisão que define a consecução da seleção em apenas uma fase. As provas serão ministradas no dia 18 do mês de julho, 2021.

Assim, por decisão unânime da direção da instituição, as duas etapas tradicionais deste vestibular foram condensadas em uma única, consistindo na aplicação dos cadernos de provas contendo 60 questões objetivas, sendo uma redução de 30% diante das anteriores provas, que compunha a etapa primeira; a redação nessa edição, portanto, valerá por 30% neste vestibular, especificamente.

Todos os cursos que apresentavam questões de tipo discursivas, mais específicas, só aplicadas na segunda etapa, agora terão maior peso dentro das questões que compõem esta prova objetiva. Segue um exemplo da estrutura: todas as questões versando em História e em Sociologia terão mais valor para os vestibulandos do curso de Direito.



Com relação aos cursos que necessitam da avaliação sobre as habilidades específicas, os gestores do Núcleo de Concursos estão prestes a divulgar a nova modalidade de testes.

Considerando o itinerário tradicional das fases anteriores, todos os vestibulandos participam da primeira etapa (no primeiro dia) na resolução das questões dos cadernos de prova objetiva, que contêm 90 questões versando em conhecimentos gerais. A segunda etapa consiste na confecção da redação e na resolução das questões de tipo discursivas, que são padrão para processos seletivos de todos os cursos, ou seja, são as questões discursivas específicas, para o segundo dia de vestibular.

A direção da UFPR não informou, até o momento, a data de ensalamento das turmas desta seleção, nem a data do resultado definitivo.

Por conta da pandemia de Covid-19, os membros do Conselho de Ensino, de Pesquisa e de Extensão, o Cepe da UFPR, a determinação da fusão das fases do vestibular se deu por força da situação e, por conseguinte, da necessidade de se alterar todo padrão de processo de seleção, que é o melhor (em duas fases), de modo a respeitar as normas de restrição e manter a segurança de saúde dos estudantes, no sentido de evitar que esse cenário epidemiológico no Estado venha a se agravar, porém, sem prejudicar os vestibulandos, pois a vida não pode parar, as atividades econômicas e sociais precisam seguir seu curso. Trata-se de retomada renovada do calendário acadêmico, a partir da definição de início deste ano letivo de 2021.

Sobre o itinerário deste vestibular:

Neste momento estão inscritos cerca de 30 mil estudantes, os quais irão prestar este Vestibular, edição de 2021, para cursos na UFPR. Dentre estes estudantes, em torno de 5.495 concorrerão a cadeiras para 127 alternativas de áreas ofertadas no município de Curitiba; de Jandaia do Sul; em Matinhos; em Palotina; em Pontal do Paraná; em Terra Roxa e na cidade de Toledo.

Portanto, todas as vagas se destinam aos ingressos para o segundo semestre deste ano de 2021 e para primeiro semestre do próximo ano de 2022. Embora este calendário acadêmico (estudantil) esteja bem atrasado na UFPR, metade das cadeiras está destinada aos vestibulandos oriundos da rede pública de ensino, respeitando a Lei de Cotas. É necessário estar atento para mais atualizações.

Para obter mais dados e notícias, todos os estudantes poderão acessar o documento Guia do Candidato, ou acessar o site oficial do próprio Núcleo de Concursos.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *