Vestibular UFSC 2018 – Principais Mudanças

Categorias: Santa Catarina - UFSC - Vestibular 2017

Confira aqui as principais mudanças que aconteceram no Vestibular UFSC 2018.



A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) anunciou que fará mudanças em seu Vestibular 2018. Com o objetivo de aprimorar o processo de seleção dos candidatos a uma vaga no ensino superior, foram feitas alterações na prova do vestibular que acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2017. Tais alterações implicam em mudanças nas provas, nos pesos das disciplinas e nas notas mínimas para ser aprovado.

De fato, no que diz respeito às provas, as de Geografia e História serão substituídas por um prova de Ciências Humanas e Sociais, que contará com 20 questões. Essas questões irão abordar as seguintes disciplinas, divididas assim: 2 questões de Sociologia; 7 questões de História; 2 questões de Filosofia; 7 questões de Geografia; e 2 (duas) questões interdisciplinares que irão envolver duas ou mais dessas áreas mencionadas. Deve-se ter em mente que, hoje, as matérias de Filosofia e Sociologia são obrigatórias no Ensino Médio (de acordo com Lei nᵒ11684, de 2/6/2008, e que se mantêm por conta da recente reforma do Ensino Médio, Lei nº 13.415, de 16/2/2017), assim como estão inseridas na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Dessa maneira, a Universidade Federal de Santa Catarina considera bastante relevante incluir tais matérias em suas provas do Vestibular. Além disso, a instituição informa que permanecerão iguais as estruturas das demais provas, assim como as questões discursivas e a redação.

As mudanças que se referem aos pesos das disciplinas e às notas mínimas para ser aprovado (nota de corte) foram feitas com o intuito de valorizar as habilidades dos candidatos nas disciplinas que foram a base de conhecimento para o curso que deseja fazer, com o objetivo de estabelecer um nível razoável de conhecimento das áreas, levando em consideração aquilo que é necessário para que o estudante possa acompanhar as matérias que fazem parte da grade curricular do curso. Por exemplo, nos cursos da área de tecnologia, foi estabelecida nota mínima 2 e peso 3 e 2 para as disciplinas de Matemática e Física, respectivamente.



Todas as alterações serão apresentadas de forma detalhada na Resolução e no Edital do Vestibular UFSC/2018.

Confira aqui mais detalhes das mudanças.

Iris Gonçalves



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *