Vestibular UFSC 2020-2 tem inscrições abertas por meio das notas do Enem

Categorias: 2021 - UFSC - Vestibular 2021 - Vestibular de Verão

A Universidade Estadual de Santa Catarina (UFSC), dando cumprimento ao calendário de suas atividades comunica aos interessados que, a partir de hoje, dia 13 até o dia 27 de outubro receberá as inscrições para o seu concurso vestibular cujo critério de avaliação será as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).



Portanto, os estudantes que planejam ingressar em um dos cursos ofertados ela instituição de ensino devem ficar bastante atentos.

Para a avaliação deste ano, deverão ser considerados as notas do Exame Nacional obtidas entre 2017 e 2019. Entretanto, este critério só poderá ser utilizado para os estudantes que obtiveram nota acima de 200 pontos na prova de redação.

Além da nota de redação, as outras disciplinas exigem também uma pontuação mínima para que sejam aproveitadas. Caso você queira saber a pontuação mínima exigida das outras disciplinas, é só consultar o anexo III do edital do Vestibular.



Para o ano de 2020, a instituição de ensino deverá ofertar cerca de 490 vagas para o vestibular 2020.2. Os alunos aprovados em seu processo seletivo deverão ser distribuídos em suas várias unidades de atuação localizadas nas cidades de Blumenau, Curitiba, Araranguá, Florianópolis e Joinville.

Um dos critérios adotados neste ano é com relação ao número de vagas. Para este vestibular, metade das vagas ofertadas serão destinadas aos alunos oriundos da rede pública de ensino. Neste conjunto, deverão haver cotas destinadas a negros, pardos e indígenas, além de pessoas com deficiência.

Segundo a universidade, cerca de 60 vagas deverão ser destinadas somente ao curso de Medicina, localizado no município de Araranguá. Destas vagas, a metade deverá ingressar ainda neste semestre e a outra metade somente no primeiro semestre de 2021.

Os interessados em saber mais detalhes sobre a distribuição das vagas por curso podem acessar o edital clicando no link descrito acima deste artigo ou então acessar diretamente o site da UFSC.

A Universidade informa a todos os interessados que, por conta do quadro de pandemia causado pelo Covid-19, houve a necessidade de alteração no seu calendário de aplicação das provas pertinentes ao seu processo seletivo.

Deste modo, a seleção para 2021 deverá ter sua seleção executada nos meses de abril e maio de 2021. De acordo com a Comissão Executiva do Vestibular, esta decisão foi tomada para se evitar que houvesse uma coincidência com as provas do ENEM 2020.

Para o vestibular de 2020, não será cobrada taxa de inscrição e o processo deverá contar com a aplicação do exame de forma presencial.

Segundo a organização do processo seletivo, a expectativa é que nos meses de abril e maio do ano que vem, tudo possa voltar à sua normalidade. Caso contrário, com as medidas de distanciamento e de isolamento social ainda em vigor, novos critérios deverão ser adotados e estratégias de logística deverão ser adotada para candidatos que vão fazer as provas em lugares mais distantes.

A universidade deverá adotar alguns protocolos de segurança para evitar que haja aglomerações em muitos locais.

A expectativa é que logo após a aplicação das provas do seu vestibular, a divulgação dos resultados deverá sair em torno do dia 14 de dezembro para os candidatos do ENEM. Caso os interessados desejem ingressar com recurso junto à instituição, poderão fazê-lo no dia posterior à divulgação. A expectativa é que este resultado possa ser anunciado até o dia 21 de dezembro.

Os estudantes que pretendem pleitear uma vaga na instituição e que possuem um perfil adequado de aproveitamento das notas de ENEM devem ficar bastante atentos para o prazo, pois esta é uma chance muito boa de ingressar em uma das melhores universidades públicas federais do país e graantir um bom futuro profissional.

Emmanoel Gomes



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *