Vestibular UnB 2021 – Inscrições

Categorias: 2021 - UNB - Vestibular 2021 - Vestibular de Verão

Estão abertas as inscrições na UnB para seleção de 2020. Processo seletivo usará notas do Enem de 2019, substituindo o tradicional vestibular.

No dia 28/10 foram abertas as inscrições para os que queiram participar do processo de seleção da Universidade de Brasília. Esse ano o processo para ingresso de novos alunos se dará de forma somente virtual por causa da pandemia. O órgão responsável por organizar todo o processo será o CEBRASPE (Centro de Brasileiro de Pesquisa e Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos). Com o objetivo de proteger os candidatos e todos os que participarão da seleção, a UnB optou por cancelar as provas presenciais e apenas usar as notas que foram obtidas pelos estudantes no ENEM realizado no ano passado (2019), como forma para selecioná-los.



A avaliação tradicional para ingresso na UnB, que também é feita através do PAS (Programa de Avaliação Seriada), somente voltará no ano 2021. O PAS é uma das formas que a UnB usa para promover o ingresso de estudantes. É a seleção que se baseia na média obtida no primeiro, segundo e terceiro ano do ensino Médio. Isso porque durante o ano de 2020 ficaram suspensas por longo período as atividades presenciais na instituição.

Sistemas de cotas na UnB

Ao realizar a inscrição, o candidato pode escolher um dos três sistemas para disputar a vaga pretendida, são eles: cota para escolas públicas, cota para negros ou universal (ampla concorrência). São destinadas 50% das vagas para aqueles que tenham realizado o ensino médio em instituição pública e para os que estiverem incluídos na cota para negros, são destinadas 5%.

Confira aqui o cronograma do processo seletivo UnB

  • 28/10 a 6/11: inscrições;
  • De 9/11 e 10/11: haverá a conferência das fotos apresentadas dos candidatos;
  • 30/11: Será divulgado o nome dos que tiveram validada sua inscrição para que possam concorrer no sistema de cotas destinadas a escola pública, na condição de deficientes físicos;
  • 1/12 e 2/12: Prazo para interposição de recursos;
  • 16/12: será feita a divulgação dos nomes que tiveram a inscrição homologada no sistema de cotas para escolas públicas.

Inscrições UnB 2020/2021

As inscrições devem ser realizadas no site do CEBRASPE. Ao realizar as inscrições, preencha informando o nível de escolaridade, se deseja participar em ampla concorrência (sem sistema de cotas) ou no sistema de cotas, se concorrerá a vagas destinadas a deficientes e o curso, turno e campus desejado.



Vagas UnB

As vagas abertas destina-se aos seguintes cursos: administração, agronomia, arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, bacharelado em química, biblioteconomia, biotecnologia, ciência da computação, ciência política, ciências biológicas, ciências contábeis, ciências econômicas, ciências sociais (antropologia e sociologia), comunicação social (audiovisual, publicidade e propaganda), design (programação visual e projeto do produto), direito, educação física, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia da computação, engenharia das redes de comunicação, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia mecatrônica, engenharia química, estatística, farmácia, filosofia, física, geofísica, geografia, geologia, história, jornalismo, letras/tradução/francês, letras/tradução/inglês, licenciatura em letras português do Brasil como segunda língua, língua francesa e respectiva literatura, língua portuguesa e respectiva literatura, línguas estrangeiras aplicadas/multilinguismo e sociedade da informação, matemática, medicina, medicina veterinária, museologia música, nutrição, odontologia, pedagogia, psicologia, química tecnológica, relações internacionais, serviço social e turismo.

A UnB é hoje uma das mais importantes Universidades do país. Sua inauguração se deu no ano de 1962 e atualmente possui quatro campus, vinte e seis faculdades, e mais trinta e seis núcleos que administram mais de 100 cursos de graduação e outros 150 de pós graduação. A instituição possui trinta mil alunos.

Foi a UnB a pioneira na utilização de cotas direcionadas aos negros em seu vestibular. O primeiro processo seletivo que se deu já com o sistema de cotas aconteceu no mês de junho do ano de 2004.

Redatora Henri



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *