Vestibular Unesp 2021 – Pedidos de Isenção e Redução da Taxa de Inscrição

Solicitações devem ser realizadas até o dia 27 de setembro de 2020.

Desde o dia 08 de setembro de 2020, a Unesp vem recebendo as solicitações de isenção da taxa de inscrição vestibular 2021. Os candidatos ao processo 2021 também podem solicitar redução de 50% no valor a ser pago. O vestibular 2021 cobrará taxa no valor de R$ 170,00 para participação no processo.

O primeiro passo para solicitar isenção é o preenchimento do formulário de isenção, disponível no site da Vunesp, até o dia 27 de setembro. As solicitações de isenção da taxa poderão ser concedidas à vestibulandos que estejam cadastrados no Cadùnico, que possuam recebam até meio salário mínimo como renda familiar mensal per capita, ou até três salários mínimos como renda familiar mensal.

Os vestibulandos devem informar o NIS (Número de Identificação Social), no formulário de solicitação de isenção. O NIS é um registro vinculado a todo cidadão que recebe benefícios sociais gerenciados pelo Governo Federal. Os candidatos que já concluíram ou estão por concluir o ensino médio neste ano também poderão solicitar isenção, desde que tenham cumprido todo o currículo escolar em escola pública, EJA (Educação de Jovens e Adultos) ou tenham utilizado bolsa de estudo em modalidade integral se cumpriram o currículo em alguma instituição privada.

Estes candidatos deverão comprovar renda familiar bruta mensal inferior ou igual a um salário mínimo e meio per capita. Além de morar no estado de São Paulo, ou ter vínculo com uma instituição educacional localizada neste estado. A solicitação de redução no valor da taxa de inscrição, de 50%, é voltada aos candidatos que estejam matriculados no ensino médio, ou curso pré-vestibular e possuam renda mensal inferior a dois salários mínimos ou não possuam renda.

A divulgação dos resultados das solicitações de isenção e redução na taxa serão divulgados no dia 2 de novembro de 2020, através da página da Vunesp na internet. Após a aprovação da solicitação basta aguardar o dia da prova, pois os candidatos estarão automaticamente inscritos no vestibular da instituição.

Os candidatos oriundos da rede pública estadual também serão beneficiados durante o processo de inscrição do vestibular, pois terão redução de 75% no valor da taxa. Serão contemplados aproximadamente 400 mil alunos matriculados na rede.

O período de cadastro destes vestibulando será o mesmo disponibilizado aos que pagarão integralmente a taxa, do dia 1 de outubro até 27 de novembro de 2020. O vestibular 2021 da Unesp vai oferecer 7.630 vagas em cursos distribuídos por 23 cidades no estado de São Paulo.

Vestibular da Unesp

Além do período de solicitação de redução e isenção da taxa e inscrição, o vestibular da Unesp contará com as seguintes etapas:

  • Nos dias 30 e 31 de janeiro de 2021 serão realizadas as prova da primeira fase;

  • No dia 28 de fevereiro de 2021 serão realizadas as provas da segunda fase;

  • E no dia 19 de março de 2021 será divulgada a primeira lista de aprovados no processo.

Devido à pandemia do Covid-19, o vestibular da Unesp teve seu cronograma alterado. E mesmo com a alteração é importante salientar que o formato em 2021 será o mesmo dos anos anteriores. A prova da primeira fase, que será realizada em 2 dias, contará com 90 questões de múltipla escolha. Outra novidade é que as provas da segunda fase, que exigem conhecimentos específicos aos cursos escolhidos, serão realizadas em dia único, podendo ser no período da manhã ou da tarde. No site da Unesp os candidatos podem conferir todas informações necessárias para esclarecimento de suas dúvidas. Lá estão dispostos todos os detalhes que envolvem o vestibular.

Mesmo com um acontecimento inesperado como a pandemia em função da Covid-19, os vestibulandos poderão garantir suas inscrições e evitar possíveis imprevistos durante o início de seu processo de graduação e qualificação profissional.

Luis Fernando Bernardo

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *