Vestibular Unesp 2022 – Inscrições

Categorias: 2022 - São Paulo - UNESP - Vestibular 2022

Estudantes podem realizar as inscrições até o dia 7 de outubro de 2021.



As inscrições para vestibular 2022 da Unesp estão abertas, e os candidatos podem se inscrever até o dia 07 de outubro. De acordo com a Universidade Estadual de São Paulo, a oferta deve garantir vaga para cerca de 7,7 mil alunos que passarem na prova.

As vagas foram liberadas nesta quarta feira (08), sendo assim, a Unesp deve liberar as inscrições através do site da Vunesp, que é a responsável pelo vestibular 2022. A Universidade Estadual de São Paulo informou que a inscrições podem ser feitas até o começo do mês seguinte, para ser mais exato, até o dia 7 de outubro, no site da organizadora.

O modelo de vestibular da Unesp é o mesmo que o da Vunep, tendo, portanto, o mesmo formato do que era adotado, antes mesmo da pandemia da Covid-19. Sendo assim, a prova contará com etapas, para ir avaliando e selecionando os candidatos.

Etapas do vestibular 2022 da Unesp

As etapas são constituídas inicialmente por dois dias de prova, que serve para diminuir o número de candidatos, durante a primeira fase. Já na segunda fase, a prova tem apenas um dia de prova, e seleciona o número final de candidatos.



Até o momento, o vestibular da Unesp está agendado com data para os dias 14 e 15 de novembro. O primeiro dia é voltado para os candidatos que prestarão para vagas de cursos voltados para as áreas biológicas, e o segundo dia para as áreas de humanas e exatas.

A segunda fase do vestibular tem data marcada para o dia 19 de dezembro para todas as áreas e cursos. Todos os alunos terão acesso aos resultados da prova e também da lista de convocação para as próximas etapas de inscrição, no dia 27 de janeiro, quando será divulgado o resultado.

Vestibular 2022 Unesp – Inscrições

Para realizar a inscrição e se candidatar ao vestibular, os alunos precisam pagar uma taxa de R$ 180,00. Quem está no 3º ano do Ensino Médio tem desconto nesta taxa, que é de 75%, mas ela serve apenas para quem estuda na rede pública de ensino. É preciso comprovar por meio de documentação válida essas informações, para ter direito ao desconto. A própria instituição pode fazer a inscrição do candidato e liberar o seu desconto diretamente através da rede de ensino estadual.

Mesmo com as inscrições do vestibular 2022 da Unesp, a isenção tem data para ser pedida. Para conseguir os 75% de desconto, hoje (08) é o último dia, e depois disso, a isenção para passa 50% de desconto.

Quem estiver interessado, pode conseguir a isenção de duas maneiras, uma delas é através da rede de inscritos no CadÚnico, ou seja, o candidato precisa ter o seu número de NIS (Número de Inscrição Social), atrelado ao Cadastro Único, e a segunda forma, é pertencer a rede pública de ensino. De preferência estar cursando o terceiro ano, em escola pública. Quem for bolsista integra em colégios particulares, precisa comprar renda, que deve ser de no máximo 1 salário e meio por pessoa, morando em São Paulo.

Para ter 50% de desconto, os alunos que fazem ensino médio e cursinho, que estejam desempregados ou que tenham renda de no máximo dois salários mínimos.

Vagas

A Unesp deve oferecer com esse vestibular, um total de 7.690 vagas. Metade delas está destinada para a SRVEBP (sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública), voltada para os estudantes que estudam em rede pública e 35% voltada para cotistas, pretos, pardos e indígenas.

Os cursos que estão disponibilizando vagas estão espalhados em várias cidades do interior de São Paulo, tendo cada município um número de vagas fechado para cada curso. Portanto, é preciso que os estudantes e candidatos, verifiquem essa lista primeiro, antes de fazer sua inscrição no vestibular.

Por Susan NogArt



Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *