Vestibular Unespar 2021 – Inscrições

Categorias: 2021 - Paraná - UNESPAR - Vestibular 2021 - Vestibular de Verão

Interessados poderão realizar as inscrições até o dia 17 de fevereiro de 2021.

A Universidade Estadual do Paraná dispõe de 1.938 vagas para 2021, com inscrição gratuita. No dia 4 de janeiro, teve início o período de inscrição para o próximo Vestibular da Unespar (Universidade Estadual do Paraná). Os candidatos terão até o dia 17 de fevereiro para se inscreverem no processo seletivo 2021.



A Unespar traz para este ano algumas novidades. A primeira é o fato de os candidatos não necessitarem pagar para poder participar da seleção. Nos anos anteriores, o candidato deveria estar inscrito no CADúnico e comprovar a situação de baixa renda para ter o direito à isenção da taxa. Mas para participar do atual processo seletivo, as inscrições serão realizadas sem a necessidade de pagamento de qualquer taxa – isso vale para todos os candidatos. A outra novidade está relacionada com a forma de seleção. Os candidatos não serão avaliados através de provas presenciais como em anos anteriores. Por causa da necessidade de se manter o distanciamento social, foram escolhidos outros meios para selecionar os candidatos.

Os estudantes podem escolher uma das duas formas para tentar o ingresso na Universidade e a escolha deve ser feita no ato da inscrição:

  • O denominado Processo Seletivo 1 – para este, será levada em conta a média final obtida pelo candidato no Vestibular de 2018 ou do ano de 2019 da Unespar. Ou pode ser usada a média do Enem dos mesmos anos de 2018 e 2019;
  • Processo Seletivo 2 – nesta forma de seleção, será avaliada a média que o aluno obteve no último ano do ensino médio. Mas para esses haverá também uma prova de redação que será agendada. Esta prova deve acontecer entre os dias 7 e 10 de março. A Unespar avisa que cumprirá todas as medidas de segurança que são recomendadas pelas autoridades sanitárias e da saúde durante a aplicação da prova de redação.

Para o ingresso em curso que haja a necessidade de comprovação de alguma aptidão específica, os candidatos deverão passar por testes que serão aplicados de forma remota. Neste caso estão os cursos de Canto, Instrumento e Música, Dança e Música Popular, Composição e Regência e Artes Cênicas. Os testes serão realizados nos dias 23 e 25 do mês de março.



Distribuição das vagas Unespar

Das 1.938 vagas disponíveis, a Universidade preencherá 1.077 com candidatos selecionados no primeiro processo. Enquanto que o processo seletivo 2 ficará com 861 das vagas.

Para os candidatos, a Unespar também oferece o sistema de cotas. Para isto, são levadas em conta o número total de vagas disponíveis em todos os campi.

Veja a seguir de que forma é feita essa distribuição das vagas para cotistas na Unespar:

  • 25% das vagas na Universidade Estadual do Paraná são reservadas para aqueles que tenham realizado o Ensino Médio todo em colégios da rede pública;
  • 20% para os estudantes que no ato da inscrição se autodeclararem como pretos e pardos. Esses também precisam comprovar que estudaram o ensino médio em Instituição Pública;
  • 5% para os candidatos que sejam portadores de deficiência não precisarão comprovar a realização do ensino médio em escola pública. Para estes as vagas estão reservadas mesmo que tenha estudado em colégios particulares.

Esta é a primeira edição do vestibular da Universidade Estadual do Paraná que não terá provas presenciais como forma de avaliação e seleção de candidatos.

Sobre a Unespar

A Unespar foi criada no ano de 2001 e desde então se tornou uma referência no estado do Paraná para aqueles que querem fazer a graduação em uma universidade pública com a garantia de excelente ensino. Todos os anos, seus vestibulares são bastante concorridos, e assim forma profissionais bem preparados para o mercado de trabalho.

Tendo sido criada na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, hoje tem também campi em Apucarana, São José dos Pinhais, Paranavaí, União da Vitória, Paranaguá e Campo Mourão.

Redatora Henri



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *