Confira aqui a lista de livros recomendados para o vestibular Unicamp 2022.
Depois da Unicamp anunciar publicamente que o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) não será aceito como forma de ingresso na universidade, restou aos estudantes que desejam entrar na instituição, fazer o vestibular específico da universidade. Vestibular esse, que acontece em duas etapas, sendo que na primeira delas é levado em consideração os conhecimentos nas áreas gerais do conhecimento do ensino médio. E a segunda, conhecimentos específicos de acordo com o curso escolhido pelo aluno.
Dentre os critérios para que se tenha um bom resultado no exame, a Unicamp seleciona uma lista de obras literárias que os estudantes podem ler e estudar para que se preparem de forma antecipada para o dia da prova. Nesse ano, a novidade positiva para os estudantes é que o número de obras literárias indicadas pela instituição sofreu uma diminuição, ao invés das tradicionais 12 obras, agora a Unicamp indica apenas 10.
Lista das 10 obras para o vestibular Unicamp 2022
- Tarde – Olavo Bilac
- Sonetos Selecionados – Luís de Camões
- O Marinheiro – Fernando Pessoa
- O Ateneu – Raul Pompeia
- Bons Dias – Machado de Assis
- Niketche: Uma História de Poligamia – Paulina Chiziane
- Sobrevivendo no Inferno – Racionais Mc's
- A Falência – Júlia Lopes de Almeida
- Carta de Achamento do Brasil – Pero Vaz de Caminha
- O Seminário dos Ratos – Lygia Fagundes Telles
Observe que a seleção de obras para o vestibular da Unicamp conta com seis gêneros literários (Carta, Conto, Crônica, Poesia, Romance e Teatro), onde é recomendado o estudo sobre tais gêneros, assim como suas características, formatação e contexto histórico/social de cada uma dessas obras.
É bom lembrar também que, apesar da mudança, nota-se que as obras selecionadas pela Unicamp seguem o mesmo padrão que a instituição tem adotado nos últimos anos. Portanto, se você estudou as provas anteriores, já deve ter entendido como as obras caem na avaliação e como deve ser feito o estudo de cada uma delas.
Obras que saíram da lista para o vestibular 2022
- Sermões – Antonio Vieira
- História do Cerco de Lisboa – José Saramago
- A Teus Pés – Ana Cristina César
- O Espelho – Machado de Assis
Dicas para passar no vestibular da Unicamp
Muito conhecida por ser considerada uma prova difícil, o vestibular da Unicamp não avalia apenas os fatos históricos e conhecimento sobre datas e fórmulas. Na maioria das situações, as questões são relacionadas a acontecimentos atuais do nosso cotidiano e cabe ao aluno, traçar esses paralelos entre a subjetividade dos enunciados e a objetividade nas respostas além de ter um olhar crítico sobre os temas abordados nas questões.
Outro ponto muito importante que o estudante precisa levar em consideração é a redação. Isso porque, diferente do ENEM, não se sabe qual o gênero de produção textual que será solicitado pela Instituição, uma vez que a Unicamp apresenta duas propostas de escrita para que o estudante possa fazer sua redação.
Apesar das propostas sempre virem acompanhadas de textos de apoio e instruções sobre as características que devem ser mantidas no texto, é preciso prática para estar preparado para todas as situações. Portanto, se possível, faça redações todos os dias e diversifique o gênero textual entre elas.
Não deixe de organizar seus estudos com antecedência. Afinal, as provas são bem exigentes e é necessário ter um conhecimento amplo em todas as áreas solicitadas. Portanto, saiba dividir bem o seu tempo e faça um cronograma de estudos efetivo para que você possa se sentir mais preparado para o dia da avaliação.
Lembre-se que alguns cursos exigem avaliação de habilidade específica. Se esse for o seu caso, estude e prática com antecedência sempre que possível. Boa sorte!
Darlan Alesson Ramos Barbosa