Vestibular UVA 2020-2 – Universidade Estadual Vale do Acaraú

Categorias: 2021 - UVA - Vestibular 2020 - Vestibular de Verão

Inscrições podem ser feitas até o dia 29 de janeiro de 2021.



A Universidade Estadual Vale do Acaraú publicou um edital para o próximo vestibular da instituição. O processo seletivo que se realizará agora em 2021 tem o objetivo de preencher 674 (seiscentas e setenta e quatro) vagas distribuídas nos diversos cursos de graduação da universidade, para matrícula referente ao 2º (segundo) período de 2020. Todas as 674 vagas disponíveis estão na cidade de Sobral (CE). A UVA oferece 19 cursos em seus 4 campus.

Inscrição e taxa UVA 2020.2

As inscrições, que se iniciaram no dia 6 de janeiro, seguem até o dia 29 de janeiro. Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar o site www.vestibular.uvanet.br. A taxa cobrada para a inscrição é de R$ 100.

Pedidos de isenção ou redução da taxa

O prazo para o pedido de isenção ou ao menos uma redução da taxa, se encerra no dia 11 de janeiro. O pedido deve ser feito no momento da inscrição. Após fazer o pedido, o candidato deve aguardar até o dia 20 de janeiro para saber se obteve o benefício. Caso este tenha sido negado, é possível fazer a contestação em até 2 dias. O resultado definitivo sobre a solicitação será conhecido na data de 26 de janeiro.

A quem os benefícios podem ser concedidos:

  • Pedidos de isenção – podem entrar com o pedido de isenção, aqueles que sejam doadores de sangue, funcionários da própria instituição, assim como seus dependentes e pessoas portadoras de deficiência.
  • Pedidos de redução de 50% no valor da taxa- podem solicitar o desconto na taxa, todos os estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em instituição pública. Também aqueles que já tenham estudado os dois primeiros anos e estejam no segundo semestre do terceiro ano em colégios da rede pública do estado.

Vagas para cotistas na UVA (CE)

A Universidade reserva 50% do total de vagas para alunos que tenham concluído o ensino médio totalmente em escolas públicas do estado do Ceará. É condição para participar do sistema de cotas também a comprovação de renda familiar máxima de um salário e meio.



Data das provas

Os candidatos a uma vaga em um dos cursos de graduação da Universidade Estadual Vale do Acaraú farão as duas provas, a objetiva e a de conhecimentos específicos, no dia 14 de março. Na parte da manhã, no horário das 8h às 12h, haverá a aplicação da prova objetiva. A prova de conhecimentos específicos e redação acontecerá no horário das 14h às 17h.

A prova objetiva, de Conhecimentos Gerais, é composta por 60 questões que tem o objetivo de testar o conhecimento do candidato nas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Química e Biologia. Cada uma das disciplinas tem 8 questões, apenas a Língua Estrangeira tem somente 4.

Para a prova de Conhecimentos Específicos, são 20 questões. O conteúdo desta prova depende do curso que o candidato escolheu.

Divulgação do resultado e matrícula UVA 2020.2

O resultado do vestibular será divulgado no dia 9 de abril.

As matrículas vão ser realizadas nos dias 19 e 20 de abril de 2021, seguindo um cronograma que foi elaborado de acordo com os cursos.

Documentos enviados pela internet

Os candidatos devem fazer o envio de todos os documentos de forma digital. Sejam aqueles exigidos para a matrícula, para concorrer às vagas destinadas à cotistas, ou mesmo aqueles necessários para a concessão da isenção. A medida tem como objetivo evitar o deslocamento desnecessário de pessoas em um momento em que é recomendado o distanciamento social. De acordo com o reitor da universidade, Fabianno Cavalcante de Carvalho, a medida trará benefícios extras para os candidatos como evitar gastos no deslocamento, pagamento de cópias impressas, além de tornar mais rápida a conferência dos documentos.

Uso de máscaras

De acordo com o edital, a Uva vai respeitar todos os protocolos recomendados por autoridades da área da saúde para garantir a segurança dos candidatos.

Para a realização das provas, vai ser exigido dos candidatos o uso de máscaras.

Ensino a Distância na UVA (CE)

Para todos que tenham o desejo de fazer uma graduação e não podem assistir às aulas presenciais nas unidades, a UVA oferece também a modalidade de ensino a distância, EAD.

Sobre a UVA (CE)

A Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) foi inaugurada no ano de 1968. No ano de 1993, tornou-se a Fundação Universidade Estadual do Vale do Acaraú. Vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia, teve o reconhecimento do Conselho de Educação do Ceará no ano de 1994.

Redatora Henri



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Posting....